Lutero tinha ligações com o ocultismo e a maçonaria?

Qual a ligação de Lutero e os protestantes com a maçonaria e o rosacrucianismo? A reforma tem origem nessas sociedades ou o contrário?

rosa cruz de Lutero


Lutero era um maçom? O que dizer do seu selo que é idêntico ao do Rosacrucianismo ?!

Martinho Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, ideológica e cultural iniciada na Alemanha e estendendo-se pela Suíça, França, Holanda, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. Por essa época e antes dela, a igreja romana detinha o monopólio cultural e religioso apesar do intenso desvio moral e espiritual do clero que por toda parte enriquecia e exibia luxuria e extravagância pra todo lado. Não é de se admirar portanto que muitas sociedades secretas e ordens religiosas pegassem carona no movimento iniciado por Lutero já que, também mantinham a mesma repulsa que Lutero contra o desvio de Roma. Uma repulsa  já emergente muito antes dele, por volta do século 12 com Pedro Valdo, e muito já bem estabelecida desde o século 11 com o grande Cisma do Oriente.

Já desmentimos inúmeras acusações contra Lutero e os reformadores e quando me deparei com mais essa questão, solicitei que me enviassem a fonte que teria feito tal alegação. O irmão que me fez a pergunta me enviou esse link (aqui) de um blog romanista em artigo de junho de 2013. Não só a matéria é mal feita como também o layout do blog católico e, pra piorar, recentemente outro blog romanista reproduz a mesma matéria(aqui) USANDO a foto de cabeçalho que na verdade é de minha autoria no artigo sobre INQUISIÇÃO PROTESTANTE(aqui) que refuta grande parte do que eles mencionam. Isso é mais uma prova de que os romanistas não leem o que copiam. 

Pois então.... a "secundarização" de fontes continua, os dois artigos, copiaram de outra fonte(aqui), que por sua vez, tal fonte foi acusada de PLAGIO no próprio artigo onde o suposto autor aponta o verdadeiro link (aqui). 

TUDO CÓPIA de boato na verdade. Ambos os artigos dizem:

OCULTISMO
Encontramos em um site rosacruziano o nome de Lutero no rol de seus membros mais ilustres. Estaria de fato Lutero ligado a ordens secretas, envolvido em todos os seus rituais, compartilhando de todas as suas crenças? Saiba que não é estranho encontrarmos nomes de pastores no rol de ordens como rosa cruz ou maçonaria. De todo modo veja você mesmo o símbolo de Lutero e o da ordem rosa cruz.

Mas, de quem partiu o boato? Vejamos então qual a comparação entre o símbolos:
Nitidamente vemos uma imensa similaridade entre os símbolos de Lutero e da ordem Rosacruciana. Todavia, vejamos outro simbolo "cristão" também muito usado por sociedades religiosas secretas e até mesmo anti-cristãs como o satanismo.

Essa cruz vergada, como diz um autor católico, é "...um símbolo sinistro, usado pelos satanistas no século VI, que foi novamente colocado em uso ao tempo do Concílio Vaticano II. Nesse crucifixo vergado, era exibida uma figura repulsiva e distorcida de Cristo, que todos os praticantes de magia negra e feiticeiros da Idade Média usavam para representar o termo bíblico "Marca da Besta". Entretanto, não somente o papa Paulo VI, mas seus sucessores, os dois Joões, João Paulo I e João Paulo II, carregavam esse objeto e o exibiam para ser reverenciado pelas multidões, que não tinham a menor ideia que representa o Anticristo."( Piers Compton, The Broken Cross: Hidden Hand in the Vatican, Neville Spearman, 1981pág. 72)

Ora, mas qual a explicação que temos do catolicismo? Para os católicos por outro lado, o cajado utilizado pelos papas, que traz a cruz vergada, foi confeccionada pelo artista italiano Giacomo Manzoni (1908-1991) simbolizando o "peso" que o maior representante de Cristo e da Igreja Católica carrega, porém sem quebrar, o que de certa maneira representa a força do cristianismo.

Ou seja, temos um mesmo simbolo supostamente cristão, usado também por sociedades que se opõem diretamente ao cristianismo. Será que o papa também é satanista? Bom, se o argumento romanista de que Lutero teve envolvimento com o rosacrucianismo se sustenta na similaridade e uso do mesmo símbolo, evidentemente pela mesma razão podemos dizer então que o PAPA é SATANISTA. Os católicos realmente entendem no que a alegação deles contra Lutero implica contra eles mesmos?

Pra piorar a situação dos católicos, a cruz vergada, obra de Albert Servaes foi condenada pelo Papa Bento XV em 1921. Mesmo assim foi usada por João Paulo II, Bento XVI e o atual Papa Francisco.




De acordo com este site católico (aqui) e muitos outros, o documento que condena a representação da cruz de forma vergada ou retorcida diz:

DECRETUM DAMNANTUR SACRAE IMAGINES
CUIUSDAM NOVAE SCHOLAE PICTORICAE

Emi ac Rmi Domini Cardinales in rebus fidei et morum Inquisitores Generales, in ordinario consessu habito feria iv, die 23 februarii 1921, publice declarandum censuerunt: Imagines sacras cuiusdam novae scholae pictoricae, quarum specimen exhibetur in opusculo cui titulus: La Passion de Notre-Seigneur Jésus-Christ par Cyril Verschaeve (ornée de compositions d’Albert Servaes. Bruxelles et Paris. Librairie Natio- nale d’art et d’histoire G. van Oest et Ci e Editeurs, 1920), ad praescriptum canonis 1399, n. 12, prohiberi ipso iure, ideoque statim removendas esse ab Ecclesiis, Oratoriis, etc., in quibus forte expositae inveniantur. Et insequenti feria v, die 24 eiusdem mensis et anni, Sanctissimus D. N. Benedictus divina Providentia Papa XV, in solita audientia R. P. D. Assessori S. Officii impertita, relatam sibi Emorum Patrum resolutionem approbavit, mandans ad quos spectat ut eam servent et servare faciant. Datum Romae, ex aedibus S. Officii, die 30 martii 1921. A. Castellano, Supremae S. C. S. Off. Notarius.
Tradução:

"Os eminentíssimos e reverendíssimos senhores cardeais reunidos com os inquisidores gerais em matéria de fé e moral, em sessão ordinária celebrada na segunda-feira, 23 de fevereiro de 1921, publicamente declararam censuradas as imagens sagradas da nova escola pictória que se exibe no folheto intitulado A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo de Cyril Vershaeve (imagens compostas por Albert Servaes. Bruxelas e Paris. Librairie National d’art e d’histoire et G. van Oest e editores, 1920), pela prescrição do cânon 1399, n.º 12, que as proibe pela lei e portanto devem ser retiradas imediatamente de igrejas, oratórios etc. e em todo lugar que forem expostas.

Na quinta-feira seguinte, 24 do mesmo mês e ano, Sua Santidade, o Papa Bento XV, na Audiência CONSEJEROS, aprovou a resolução que se lhe havia mostrado, e ordenou-lhes que a partir desta, ficasse estabelecido e confirmado.

Dado em Roma, em São Pedro, escritório de imprensa, 30 de março de 1921. A. Castellana Notário."

Veja acima que tanto a cruz vergada belga de Albert Servaes, quanto a arte em si expressionista seja de quem mais for, foram rejeitadas por um papa e também pelo Santo Ofício. Contudo ela afixada no cajado também invertido, para os romanistas nada mais é que um simbolismo do peso do oficio papal. Não seria o peso do satanismo infiltrado em Roma e no papado? Não seriam influencias satanistas em símbolos da igreja romana? Ora, como havia dito, se a especulação deles contra Lutero se sustenta na similaridade do uso da rosa-cruz, que dirá então da evidente manifestação de um simbolo satanista nas mãos de um papa?(veja ao lado esquerdo, cruz vergada do cajado papal).

Agora me digam, se a forma de representar o crucifixo segundo estilos expressionistas ao modelo de Servaes foi condenado, que ainda faz isso no cajado papal?

E não é apenas este simbolo "católico romano" que tem influencias e uso no satanismo. Abaixo veremos um outro sinal usado pelo catolicismo romano que é similar a um outro símbolo satanista, trata-se da cruz invertida.



Este é um símbolo blasfemo usado no satanismo, mas também no catolicismo, vejam logo onde temos esse mesmo símbolo:



Bem no trono papal.

Mas qual a explicação do catolicismo para este símbolo? Ora, que se refere ao martírio do Apostólo Pedro como vemos abaixo nesta representação:


Ambos os símbolos e sinais são venerados e usados tanto no catolicismo quanto no satanismo. Abaixo vemos mais uma representação deste sinal feito por milhões de católicos, mas que também é usado no satanismo:



Agora vejamos outro sinal satanista, usado pelo catolicismo, ou melhor, PELO PAPA:

Papa fazendo sinal satanista

A que isso é similar? Vejamos:

A mão chifrada do satanismo em invocação a Satanás


Poderia expor aqui muitos outros símbolos usados no satanismo, paganismo e ocultismo que remetem exatamente aos mesmos sinais e símbolos usados no catolicismo romano. Portanto, se a rosa no brasão de Lutero de acordo com alguns, serve de sustentação para alegar que Lutero tinha ligações com a maçonaria e o rosacrucianismo, tanto mais, essas evidências acima nos revelam o quê? Ora, que o papado, o catolicismo, tem ligações com o ocultismo pagão satanista. Se estou exagerando, então podemos concluir que as alegações romanistas contra o brasão luterano, também não passam de especulações absurdas não é mesmo?

No caso do catolicismo e sua relação com simbologia ocultista, pode-se responder que se trata apenas de pura retórica de escarnio ou de substituição ideológica. Onde ou o catolicismo cristianiza símbolos pagãos os assimilando, e isto aconteceu desde o inicio como no natal e outras festas pagãs, ou, no caso do satanismo que satiriza e faz paródias de escarnio com símbolos do catolicismo.

Mas, no caso de Lutero, qual seria a ligação entre a Rosa de seu Selo Luterano e o Símbolo do Rosacrucianismo? Plágio? Similaridade de conceitos e uso do símbolo? Influência da parte de quem?

Bom, pra começar, trata-se de  inconsciente coletivo, onde segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psique. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos. O inconsciente coletivo também tem sido compreendido como um arcabouço de arquétipos cujas influências se expandem para além da psique humana.

Sendo assim tanto Lutero e Rosa-cruzes apenas desenvolveram um mesmo modelo de simbolo similar em sua aparência, com as mesmas características para transmitirem uma ideia. Católicos também tem símbolos ligados a ROSA como sua "Senhora da Rosa Mística" e sua veneração desenvolvida na Itália. Contudo embora as características simbólicas na aparência sejam similares, o conceito e a ideia transmitida é totalmente diferente em seu propósito. No caso de Lutero, vejamos que significa seu selo:

  • Cruz (preta): no centro da rosa, lembra que Deus vem ao nosso encontro com o seu amor através de Jesus crucificado.
  • Coração (vermelho): significa que Cristo agiu na nossa vida através da cruz, e que ela recebe novo sentido, se Cristo for o seu centro.
  • Rosa (branca): significa que, quando a cruz de Cristo tem lugar em nossa vida, ocorre uma transformação que traz verdadeira paz e alegria. A cor branca representa o reino de Deus. Todas as promessas de Cristo também são representadas por essa cor branca.
  • Fundo (azul): Deus está conosco. Podemos viver com e para Deus, como sinais de seu reino, já aqui e agora. Mas a cor azul é também esperança no futuro, pois lembra a eternidade.
  • Anel (dourado): o ouro é o metal mais precioso. Este anel representa as dádivas que recebemos através da cruz e ressurreição de Jesus. A vida para a fé e o amor a serviço de Cristo é o que temos de mais precioso. 
Por fim, temos este resultado:


Toda a simbologia de Lutero em torno de seu selo baseia-se em princípios cristãos universalmente reconhecidos inclusive o que seria as pontas de cada rosa, simbolizando os cinco princípios da fé cristã reformada. 

No catolicismo com sua mariologia mística, também temos todo um conjunto de simbologia envolvendo A ROSA CRUZ e também um coração, como ambos os símbolos de Lutero e dos Rosa-Cruzes. A SENHORA DA ROSA MÍSTICA se apresenta com 3 rosas, cada uma simbolizando as vocações sacerdotais e religiosas sendo... uma rosa branca, simbolizando a oração; outra rosa vermelha, simbolizando o sacrifício; e a outra rosa amarela, simbolizando a penitência. Pra completar a simbologia romana marianista, vemos o SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA, e também O TERÇO afixado a UMA CRUZ. Acaso isso seria indícios de que a mariologia romana tem base no rosacrucianismo? Não precisamos especular mais do que os romanistas já andam especulando, por isso nem é preciso explicar esse ponto.

Quanto ao símbolo da sociedade rosa-cruz se trata da mesma questão, similaridade de características em comum quanto a cada aspecto do símbolo. Porém, totalmente diferentes quanto a ideia a se transmitir. O símbolo do rosacrucianismo consiste de uma rosa vermelha situado no centro de uma cruz. O que nada tem a ver com o simbolo de Lutero. O símbolo ROSACRUZ ORIGINAL é este:



Para o Rosacrucianismo este símbolo tem origem nos cavaleiros cristãos das Cruzadas (CATÓLICOS), e tem duplo significado: a Cruz representa a sabedoria do Salvador, o perfeito conhecimento; a Rosa é um símbolo de purificação, de ascetismo que destrói os desejos carnais, e também o sinal da alquímica Grande Obra, isto é, a purificação de toda a mancha, acabamento e perfeição do Magistério(arte de transformar metais em ouro) . Ele também pode ser visto na cosmogonia hermética, como sendo a Cruz (emblema masculino) que simboliza a energia criativa divina que tem fecundado no útero escuro da substância primordial (simbolizado pelo, emblema feminino da rosa) e passou o universo à existência. (Fonte: Los rosacruces, Apocatastasis: Literatura y Contenidos Seleccionados).

Outra questão é que Rosa-cruz (Rosacruz ou Rosacrucianismo) refere-se a diversas organizações místicas e esotéricas, normalmente denominadas fraternidades ou Ordens, que reivindicam-se herdeiras de tradições antigas e que usam rituais associados às Escolas de Mistérios do Antigo Egito e seguem a uma tradição denominada HERMÉTICA de origem no século III. Possui um vasto sistema teosófico, misturando cristianismo esotérico fortemente influenciado pelo hermetismo, cabala judaica, neo-platonismo e gnoses, que é um sistema composto de alegados vestígios de todas ou mais ou menos todas as sociedades secretas e tradições que existiram ao longo da Idade Média e do Renascimento.

Enquanto a sociedade dos maçons era formada por arquitetos e pedreiros, a sociedade secreta rosacruciana era formada por químicos autônomos, ou "alquimistas" que misturaram questões políticas e religiosas com suas doutrinas herméticas. Séculos agindo ocultamente e fugindo de inquisições e olhares papais, ambas as sociedades florescem da vida secreta justamente na Alemanha, ambiente propício devido as idéias da reforma protestante. E isso se deu apenas no final do século XVI, se não o início do próximo século, a data mais próxima que pode alcançar é de 1598, em que o alquimista Studion fundou uma associação chamada "Nuremberg Crucifera Milícia Evangelica" , espécie de arquétipo dos Rosacruzes, cujas teorias desenvolveram um trabalho curioso, intitulado Naometria em 1604, que estuda a " MEDIDA DO TEMPLO MÍSTICO", usando o símbolo da Rosa e da Cruz, e anunciando uma "reforma abrangente" e uma "renovação da terra."(Fonte: "Les sociétés Secrètes." Serge Hutin. Presses Universitaires de France, 1952. Transcripción por Henzo Lafuente [aqui])

Daí vemos que a SOCIEDADE ROSACRUZ surgiu ou melhor, se revelou depois de séculos na ALEMANHA ao fim do século 16, pegando carona na REFORMA PROTESTANTE e só no inicio do século 17 é que vai usar pela primeira vez o simbolo da ROSA e da CRUZ, muito depois de Lutero que havia usado um simbolo e um conceito totalmente diferente desta sociedade que tinham posições cristológicas totalmente opostas as de Lutero. Ora, caso Lutero fosse mesmo membro desta sociedade, ou mesmo da maçonaria, isto teria sido um prato feito e quente para os romanistas o caluniarem naquela época, o denunciando como um herege hermético, gnóstico e ocultista.

Resta aos católicos portanto apenas a implicação deles mesmos se comprometerem com a própria confissão de que o PAPADO e sua igreja romana tem ligações com o satanismo e o ocultismo pagão, já que as mesmas muitas evidências apontadas por eles contra Lutero, também se mostram contra o catolicismo. O que sobra também são as muitas fontes que usam, de origem nestas mesmas ditas sociedades secretas que veiculam listas com nomes de ícones protestantes, negligenciando que na era inicial da reforma, a unica distinção social religiosa que havia, era a de católicos de um lado e protestantes do outro. Do lado católico havia repressão, perseguição, opressão a tudo que cheira-se a critica contra Roma e seu clero. Do lado protestante, o que se tinha era o que um renomado historiador católico nos informa:

"Os Estados protestantes tendem a ser os principais beneficiários desta série internacional de movimentos religiosos. Eles poderiam ter uma religião oficial, mas tendem a ser mais tolerantes. Raramente empreendiam perseguição sistemática. Não havia neles o equivalente a inquisição. Eles não eram clericalistas. Permitiam que os livros circulassem com mais liberdade. Não abusavam o comercio com o direito canônico."((Paul Johnson, A History of Christianity, pag 282-283. Traducão: Aníbal Leal e Fernando Mateo, Edição 1: Setembto 2010))
Diante disto, não é difícil imaginar que muitos maçons e membros de sociedades secretas ingressassem no seio protestante. Contudo isso nos remete a outra questão que compromete os próprios católicos. Antes do protestantismo alcançar a proeminência que teve, e antes de Lutero aparecer, por onde andavam os maçons, rosa-cruzes e outras sociedades se só havia UMA SÓ RELIGIÃO como dizem os romanistas???????? Não precisa pensar muito senhores e senhoras. É fácil constatar, essa turma de hereges antes, eram católicos, TODOS CATÓLICOS ROMANOS e ao mesmo tempo maçons e satanistas e ocultistas. Por fim meus amigos, a REFORMA fez um favor até mesmo ao catolicismo romano ao oferecer a EUROPA daquele tempo, a liberdade pra que tais sociedades se manifestassem, antes que acabassem por infestar o cristianismo com ideologias contrarias as ESCRITURAS.

Se for necessário dizer mais alguma coisa, contenham-se os católicos com suas próprias explicações sobre os símbolos do catolicismo que mais parecem manifestações satânicas de paginasse do que com evangelho de Cristo.

Att: Elisson Freire.


Nota: Recentemente em um canal católico e em um site católico uma ROSA CRUZ, idêntica ao simbolo do ROSACRUCIANISMO, com uma rosa, encravada em uma cruz.:


Será isso uma prova de que o catolicismo tem ligações com os ROSACRUZES? Vejam mais de perto:



Espero que depois de uma demonstração, os romanistas abandonem seus palpites caluniosos contra protestantes.


Licenciado e Pós-graduado em História. Bacharelando em Teologia. Cristão de tradição batista e acadêmico em apologética cristã...
(Saiba mais)

3 comentários

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.
Confira nossa: Politica de Moderação de Comentários
  1. 1-A maçonaria vem desde a época dos judeus fariseus,eles acreditavam que o deus do VT era um deus mau,por isso Jesus condenou a tradição farisaica,que era falsa.

    2-O gnosticismo vem da maçonaria Judaica,inclusive os seguidores do Simão mago eram agnósticos.

    3- Da igreja primitiva vão surgir na idade média através dos cátaros,se vc não sabe,os cátaros eram agnósticos,mas os livros do mec os mostra como uma seita perfeita que veio salvar o mundo,kkk

    4-Daí surgem vários hereges imitando os cátaros,estes que vcs chamam de mártires mortos pela a inquisição.Inclusive Lutero foi influenciado por estes hereges.

    5-Agora entenda:Maçonaria judaica=agnósticos=cátaros=hereges=lutero=reforma

    6-Revolução francesa:movimento liderado por filósofos (iluministas maçons) esse movimento foi pra

    derrubar a monarquia católica e o papado,agora me diga:quem era contra a monarquia x papado?os PROTESTANTES! então Judeus maçons x Protestantes x iluministas sempre estiveram unidos mais do que nunca pra destruir a ICAR…
    1. Eu vou printar seu patético comentário só para mostrar o tipo de gentalha escrota tenho de aturar aqui.

      Olha seus erros nem merecem atenção, mas irei lhe dar uma resposta.

      __________________________________________________________________________
      "1-A maçonaria vem desde a época dos judeus fariseus,eles acreditavam que o deus do VT era um deus mau,por isso Jesus condenou a tradição farisaica,que era falsa."

      Resposta: Só se vc for um maçom pra alegar uma coisa tosca dessas. A maçonaria não nasceu com os JUDEUS, e sim com os CATÓLICOS TEMPLARIOS que alegam ter tradições tão antigas que remontam AO TEMPO DO TEMPLO DE SALOMÃO. Vá se informar, que de gente imbecil aqui já me basta os ignorantes apologistas católicos que sempre são refutados.
      _________________________________________________________________________

      "2-O gnosticismo vem da maçonaria Judaica,inclusive os seguidores do Simão mago eram agnósticos."

      Resposta: Já se vê neste seu ridículo comentário o quão leigo ou imbecil tu deve ser . SIMÃO MAGO não era JUDEU... e sim um samaritano praticante de magia. E Gnose não é AGNOSTICISMO. Como os seguidores de SIMÃO MAGO poderiam ser seguidores dele, se os tais são AGNOSTICOS? O lesado leitor sabe a diferença entre uma coisa e outra??
      __________________________________________________________________________

      "3- Da igreja primitiva vão surgir na idade média através dos cátaros,se vc não sabe,os cátaros eram agnósticos,mas os livros do mec os mostra como uma seita perfeita que veio salvar o mundo,kkk"

      Resposta: E quem está aqui falando de cátaros??? Para além disso, CATARO era designação atribuida aos albigenses ou todo grupo que rompesse com ROMA. Logo, é de uma falácia imperiosamente de pura demência, DIZER QUE TODOS OS GRUPOS perseguidos como CÁTAROS, eram mesmo adeptos de heresias da gnose. Trate de se informar e me volte com algo mais do que seus palpites de moleque catarrento que acaba de levar uma mãozada na cara por ser safado.
      _________________________________________________________________________

      "4-Daí surgem vários hereges imitando os cátaros,estes que vcs chamam de mártires mortos pela a inquisição.Inclusive Lutero foi influenciado por estes hereges."

      Resposta: Não me lembro de nada na História vincular valdenses, huguenotes e petrobrucianos e hussitas com as heresias gnósticas de meia duzia de cátaros. Rapaz, vc está mesmo ruim de história que me dá até dó de te responder e manter teu comentário acima para sua própria desgraça.

      __________________________________________________________________________

      "5-Agora entenda:Maçonaria judaica=agnósticos=cátaros=hereges=lutero=reforma"

      Resposta:Seu silogismo é tão idiota que me espanta. Primeiro vc erra dizendo que a maçonaria foi inventada por judeus, depois erra dizendo que Simão Mago era judeu, e depois erra mais ainda dizendo que os seguidores dele era "AGNÓSTICOS" =( não sei ou não conhecer). Resumindo.. VC é um completo idiota querendo saber de algo e passando mentiras desbotadas e tolas como se fossem verdade. Seu credito é o mesmo que merda de gato. BOSTA ALGUMA.

      _________________________________________________________________________


      Já que vc comete cagadas rocambolescas nos pontos acima, nem é preciso comentar as outras lorotas sem qualquer fundamento que vc diz. Mas, vou apenas refrescar sua memoria de católico tolo....:

      NÃO TEMOS CULPA SE NA MESMA ÉPOCA QUE HOUVE A REFORMA, SUA IGREJA ROMANA TAMBÉM DEU DE CARA COM OUTROS GRUPOS JÁ HÁ MUITO DESCONTENTES COM A IMORALIDADE E APOSTASIA DELA.

      Simples, agora suma daqui que coisa que não tolero são palpiteiros que vem defender suas mentiras, COM MAIS MENTIRAS INFANTIS.




  2. posso fazer uso desse artigo em meu livro ?