Mulheres são vitais ao ministério cristão

Jesus Cristo



Jesus Cristo tinha entre os Seus discípulos mulheres que O seguiam e O serviam já na região da Galileia, desde o início de Seu ministério! O Novo Testamento fala do seguimento e do serviço (DIACONIA) dessas mulheres junto ao Senhor Jesus. Os verbos básicos utilizados para descrever essas ações femininas para com Jesus, são, 'seguir', 'servir' e 'subir' !!!

As mulheres
SEGUIAM a Cristo desde a Galileia, e o verbo 'seguir' ('akoluthéo'), na língua grega, caracteriza o chamamento e a decisão para o DISCIPULADO!!!  Esse verbo grego usado para descrever a ação de seguimento significa 'seguir juntamente com', 'acompanhar', 'seguir como discípulo'. Isso subentendia a adesão e a associação pessoais e caracterizava SEMPRE o discipulado, pois as pessoas NÃO 'andavam, simplesmente, atrás de alguém', MAS, SIM, tinham comunhão com esse alguém e o professavam como mestre!

As mulheres também SERVIAM a Cristo Jesus. Este verbo 'servir' ('diakonéo'), em grego, frisa que as DISCÍPULAS praticavam a verdadeira LIDERANÇA exigida dos seguidores e seguidoras d’Ele!
 Essas mulheres são caracterizadas como os discípulos que entenderam e praticaram a verdadeira LIDERANÇA cristã! Pois o verbo 'seguir' SEMPRE caracterizava o DISCIPULADO e o verbo 'servir' serve para confirmar isso, já que, nesse contexto, ele indica o relacionamento dos discípulos/as com o Senhor e deles entre si, assim como o de Jesus com eles!!! Esse relacionamento era de serviço, tanto no que se referia ao serviço da mesa, quanto ao da PREGAÇÃO e da ORGANIZAÇÃO de igrejas-lares!! Ele NÃO se referia, especificamente, a 'trabalho de mulheres' e, SIM, ao de TODAS as pessoas, no seguimento de Jesus! 

Em uma postura de humildade, TODOS os seguidores de Jesus eram DIÁCONOS uns dos outros e NÃO existia NENHUMA distinção entre a função dos homens e o serviço das mulheres!


Os 4 evangelistas são unânimes em atestar, retrospectivamente, a caminhada de MUITAS mulheres junto a Cristo Jesus! Maria de Nazaré; Joana; Maria, a de Clôpas (irmã da mãe de Jesus); Salomé; Maria, a mãe de José; Susana; Maria, a de Tiago, o pequeno; e a mãe dos filhos de Zebedeu, por exemplo, seguiam-nO, já na Galileia, desde o início de Seu ministério, e foram com Ele para Jerusalém!!

Mulheres estavam presentes no ministério público de Jesus, tendo sido elementos de importância fundamental nele, posto que, além de segui-lO, elas O serviam e estiveram presentes à Sua crucificação, ao Seu sepultamento e à Sua ressurreição!!! As mulheres NÃO eram só acompanhantes de Jesus Cristo, MAS, SIM, faziam parte integrante do Seu ministério, tendo sido elas as primeiras PREGADORAS vocacionadas pelo Cristo ressurreto para anunciar as boas novas do Evangelho – a Sua ressurreição!!!!

Portanto, um importante dado social que sobressai do conteúdo dos 4 evangelhos é o fato de que o Senhor Jesus, durante o Seu ministério itinerante na Galileia, era acompanhado por MUITAS mulheres!! Isso, interpretado, unicamente, à luz da experiência atual, pode parecer normal! PORÉM, o conhecimento do espaço reservado às mulheres, no tempo de Jesus, revela que o Seu movimento, visto por essa perspectiva, pode ser considerado como um movimento de ruptura com os padrões sociais de sua época!

O Senhor elaborou, desde o início do Seu ministério aqui, na Terra, a Sua estratégia de trabalho e esta era a de separar da multidão alguns homens e algumas mulheres, para estarem com Ele e para fazer deles/as Seus discípulos e discípulas, ou seja, Seus seguidores e seguidoras!!E as mulheres e os homens, no seguimento de Jesus, tinham de colaborar, em IGUALDADE, na ‘diaconia’ do Evangelho!!!


Os 4 evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) falam da solidariedade das mulheres com Cristo Jesus! Elas tiveram papel vital nos cuidados pessoais dispensados a Ele!!
TODOS os evangelhos descrevem um grupo de mulheres que se dedicava, especialmente, a servir o Senhor!!! Essas mulheres sustentaram o ministério d'Ele com os próprios recursos!!! Tais mulheres sentiam-se devedoras para com o Senhor Jesus, porque Ele tinha expulsado demônios de algumas, tinha curado outras e tinha salvado TODAS elas!! 

Então, essas mulheres trabalhavam, sustentavam com os seus bens e, até mesmo, viajavam, a fim de prepararem o caminho para Cristo! Elas foram pessoas que apoiaram o ministério d'Ele, mesmo sem terem NENHUM destaque público!

SIM!! O ministério de Jesus Cristo, que aparecia em primeiro plano, era sustentado por mulheres, cujo trabalho era MENOS visível, MAS, igualmente, essencial!! 



Elas ofereciam os seus recursos a Jesus, mesmo NÃO estando numa posição em que as outras pessoas pudessem notá-las!!! E Ele amava e respeitava esse grupo de mulheres dedicadas!!
O Mestre as valorizava e, obviamente, apreciava a dedicação generosa e desinteressada delas! Pois as Suas atitudes em relação às mulheres expressavam, frequentemente, a satisfação d'Ele pelas habilidades que o SENHOR tinha dado a elas!

Jesus aceitou o apoio das mulheres que O seguiam e valorizou o compromisso que elas demonstravam ter com Ele!! Além disso, Ele ensinava as mulheres da mesma forma que ensinava os homens!!! Segundo Lucas 24.5-8 e Mateus 28.5,6, o Senhor disse, por exemplo, às mulheres palavras a respeito de Sua crucificação, quando elas ainda estavam com Ele na Galileia!!!

Cristo Jesus queria que as mulheres estivessem envolvidas na obra do SENHOR Deus! E, durante o breve período de Seu ministério, Ele lançou o firme fundamento sobre o qual as mulheres têm edificado, fielmente, nos últimos dois milênios!!

O Senhor Se relacionava (e, ainda hoje, Se relaciona) com as mulheres de acordo com o modo como Ele as criou: como seres humanos que refletem a imagem de Deus!!!

Portanto, mulheres estiveram presentes no ministério público do Senhor Jesus, sendo elementos de importância fundamental nele, posto que elas O serviam, como diaconisas ‘de fato’, e estiveram presentes à Sua crucificação, à Sua morte e ao Seu sepultamento!!!

As mulheres que seguiam Cristo mostraram, na ocasião da Sua crucificação, morte e sepultamento, maior fé, maior lealdade e maior perseverança até mesmo que os apóstolos, os quais "O abandonaram e fugiram" (Mateus 26.56 e Marcos 14.50), porque, encontrando-se aflitos e tristes, "estavam lamentando e chorando" (Marcos 16.10,11)!!
Essas mulheres nos ensinam que devemos permanecer firmes na fé, mesmo nos momentos de desânimo e de perseguição! Elas NÃO puderam fazer grandes coisas para Jesus Cristo!
Na verdade, as mulheres POUCO puderam fazer!! Elas NÃO puderam levantar-se diante do mais alto conselho judaico - o Sinédrio - e falar em defesa de Jesus, NÃO puderam testemunhar a favor do Mestre, diante de Pilatos, o governador romano, NÃO puderam enfrentar a multidão e NÃO puderam subjugar os soldados romanos!!!

MAS aquelas mulheres fizeram o que puderam: permaneceram ao lado da cruz, enquanto TODOS os outros discípulos tinham fugido, e acompanharam o corpo de Jesus até o sepulcro!!!


Mesmo sem poderem levantar-se diante do Sinédrio, o mais alto conselho judaico, e falar em defesa de Jesus, mesmo sem poderem testemunhar a favor do Mestre, diante de Pilatos, o governador romano, mesmo sem poderem enfrentar a multidão, mesmo sem poderem subjugar os soldados romanos, Maria, a madalena; Joana; Maria, a filha ou esposa de Tiago, o pequeno; Salomé; Maria, a mãe de José; Susana; Maria de Nazaré, a mãe de Jesus; a mãe dos filhos de Zebedeu; Maria, a filha ou esposa de Clôpas (irmã da mãe de Jesus); a samaritana de Sicar; Maria de Betânia; a mulher pecadora da casa de Simão; Marta de Betânia e MUITAS outras mulheres aproveitaram as oportunidades que tiveram!
Como crentes verdadeiras em Cristo, essas mulheres sentiram que NÃO podiam fazer MUITO para Ele!!

MAS elas aproveitaram as oportunidades que tiveram, as oportunidades que lhes foram dadas, e fizeram TUDO aquilo que puderam fazer pelo Senhor, ao invés de se preocuparem com o que estava fora de seu alcance e que NÃO podiam fazer!!!
Tais mulheres foram vitais no ministério de Jesus!!!

E, assim como elas, nós podemos e devemos investir o nosso tempo, as nossas energias e os nossos recursos no serviço cristão, na obra do SENHOR!!
Pois aqueles/as que, como aquelas mulheres, são obedientes a Deus crescem em entendimento e em graça!



Uma mulher vital no ministério de Cristo



Na Terra, NENHUM outro ser humano foi mais íntimo de Jesus do que a sua mãe biológica, Maria de Nazaré! Os 4 evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos falam sobre ela como uma mulher preparada, de um modo especial, para participar da vida do Filho de Deus!!
Maria dedicou TODA a sua vida ao cumprimento de sua missão honrosa e manteve uma posição discreta em relação ao trabalho de Jesus Cristo!!! Ela NUNCA teve a intenção de ofuscar o Seu ministério, porque sabia que a missão d’Ele era, incomparavelmente, superior à sua missão!!!
Maria de Nazaré acompanhou, constantemente, seu filho, em Sua obra missionária, durante TODA a vida d'Ele!! Ela foi uma devotada e humilde DISCÍPULA do Messias!
SIM! Maria foi uma seguidora e servidora do Senhor Jesus, tendo largado TUDO para segui-lO, desde a Galileia, até a Sua morte de cruz! Ela era uma mulher crente e foi testemunha da vida e da morte d'Ele!!


Maria


Maria de Nazaré estava no "lugar chamado Caveira", perto da cruz de Cristo, durante a crucificação d'Ele!!! Ela assistiu o horror da Sua crucificação e sofreu com Ele!!
Maria testemunhou esse acontecimento doloroso! E a aparição pública dela junto à cruz mostrou ao mundo a sua coragem e fez que ela fosse marcada como ‘uma das DISCÍPULAS de Cristo Jesus’, o que a tornou alvo de perseguições, juntamente com os Seus outros discípulos e discípulas!
Maria de Nazaré, a donzela desconhecida da desprezada cidade de Nazaré da Galileia, NÃO foi apenas a mulher que o SENHOR Deus escolheu, por Sua vontade soberana, para dar à luz o Cristo, MAS foi também uma das MUITAS DISCÍPULAS d'Ele e mais vital dentre todas as outras!!
Maria, uma mulher que foi cheia pelo Espírito Santo, faz parte da galeria de pessoas separadas por e para o SENHOR que souberam cumprir, com determinação, com fidelidade e com firmeza, o encargo que Ele lhes confiou!!!

Maria, a Madalena; Joana; Maria, a filha ou esposa de Tiago, o pequeno; Salomé; Maria, a mãe de José; Susana; Maria de Nazaré, a mãe de Jesus; a mãe dos filhos de Zebedeu; Maria, a filha ou esposa de Clôpas e irmã da mãe de Jesus; a samaritana de Sicar; Maria de Betânia; a mulher "pecadora"; Marta de Betânia; Áfia de Colossos; Febe de Cencreia; Júnia de Roma; a senhora eleita; Lídia de Tiatira; a irmã da senhora eleita; Pérside de Roma; Maria de Jerusalém; Priscila do Ponto; Maria de Roma; Tabita de Jope; Trifona de Roma; e Trifosa de Roma, foram algumas das MUITAS mulheres que precederam, na labuta e na fé, as cristãs e os cristãos atuais!
Faço parte do grupo de pessoas (mulheres e homens) que têm buscado manter viva a memória histórica dessas mulheres, assim como de outras, como, por exemplo: a sogra de Pedro, a cananeia, a hemorroíssa, as 4 filhas virgens de Filipe, o evangelista, Dâmaris de Atenas, Júlia de Roma, a irmã de Nereu, Cloe de Corinto e Ninfa de Laodiceia, visibilizando-as e as suas experiências, em suas relações!!
Pois as mulheres da Bíblia têm sido ESQUECIDAS ou, até mesmo, ESCONDIDAS e INVISIBILIZADAS!!!
E é um desafio grande redescobrir a presença feminina nas Sagradas Escrituras judaico-cristãs, que foi OCULTADA por uma leitura DISCRIMINADORA dos textos bíblicos!!!

Que possamos assim como Cristo, honrar e valorizar a vitalidade e o serviço que as mulheres tem e podem oferecer no ministério cristão.


Nota: Este texto foi reunido a partir de postagens edificantes publicadas por Vera M. S. Mattos, ministra do Evangelho, formada em Teologia Eclesiástica pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e graduada pela Universidade de Filosofia, Ciências e Letras do Estado da Guanabara.
 Soli Deo Gloria


Licenciado e Pós-graduado em História. Bacharelando em Teologia. Cristão de tradição batista e acadêmico em apologética cristã...
(Saiba mais)

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.
Confira nossa: Politica de Moderação de Comentários