Então os católicos não querem ser chamados de romanistas?

Recentemente vi uma uma publicação onde os católicos na maior ignorância e presunção, repudiavam uma descrição que lhes é muito peculiar em definição nas discussões, trata-se do termo ROMANISTA.


Recentemente vi uma uma publicação onde os católicos na maior ignorância e presunção, repudiavam uma descrição que lhes é muito peculiar em definição nas discussões, trata-se do termo ROMANISTA.

Sem mais delongas a argumentação tosca feita provavelmente por gente da turma Fernando Nascimento, diz o que vocês podem ver na postagem em questão:

Ela diz o seguinte.

Romanista

Transcrevo o que a postagem leviana e tendenciosa diz:

1- Aulinha básica para protestantes que tiveram sua fé fundada na Alemanha e que não sabem distinguir "romanista" de "romano"

Romanista
> Pessoa que se dedica ao estudo das línguas e literaturas românicas. Pessoa que estuda o direito, a história e as instituições da Roma antiga.
>Torcedor, jogador ou componente da A.S. Roma. 

Romano
1. Natural ou habitante de Roma
2. Relativo a Roma.
3. Diz-se das letras que entre os antigos romanos expressavam os números (I, V, X, L, C, D, M) ou do sistema de numeração que sua essas letras.
4. Relativo a Igreja Católica.
5. Diz-se de, ou língua falada na antiguidade romana.
6. Diz-se de ou caráter tipográfico com as hastes perpendiculares a base.


Refutação Apologética:

Todo esse malabarismo do Fernando Nascimento é para impugnar o uso do termo ROMANISTA usado por nós em referência a eles, os católicos romanos. O sujeito é tão babaca que foi buscar definições que lhe são convenientes ao seu sofisma.

Contudo devo informar ao mais abestalhado apologista católico, que, o termo ROMANISTA é formado por um substantivo masculino, ROMANO, seguido de um sufixo, o ISTA.

Se este paspalho sem noção tivesse dado uma boa pesquisada, teria percebido que o sufixo ISTA, é usado para formar adjetivos e substantivos que exprimem a noção de adepto (ex.: liberalista), ocupação ou ofício (ex.: acordeonista, jornalista), especialista ou estudioso (ex.: ginecologista), proveniência ou relação (ex.: sulista).

Portanto o termo ROMANISTA quando usamos, não foge ao conceito de ADEPTO e RELAÇÃO ou PROVENIÊNCIA de alguém que segue, tem relação e é adepto de uma ideologia, doutrina e cultura proveniente de ROMA. Ou os católicos romanos são de Marte? São adeptos do budismo?

Agora, outras definições do termo ROMANISTA, podemos encontrar fora da Wikipédia usada pelo Fernando Nascimento. Nos são dadas pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, por exemplo, estas definições:




Portanto, não erramos ao chamar um católico romano de ROMANISTA. Mas como o autor da postagem é dramático e leigo no assunto, pensa ele que é um termo ofensivo. Aliás, éle é o primeiro idiota que vejo se incomodar com o termo romanista em referência aos católicos romanos. 

Isso além de ser muita desinformação, pois ignora que desde a era da Reforma o mesmo termo sempre foi usado, também é muita hipocrisia impugnar tal termo por achar ele ofensivo. Ofensivo é o termo PROTESTANTE dado pelo PAPADO aos cristãos do ocidente que não se submetem a ROMA.

Foi na Dieta de Speyer de 1529,  que tal designação foi dada aos reformadores que protestaram contra as decisões papais  abusivas de proibir todo culto não CATÓLICO ROMANO. 

Eles nos rotulam  como "protestantes", um termo em que não nos ofendemos nem um pouco, pois protestamos contra a mentiras e abusos deles. Contudo nós não podemos os chamar daquilo que eles são? ROMANISTAS, pessoas que são adeptos de uma história, doutrina, ideologia ligada a ROMA.

Portanto, sabemos muito bem distinguir o uso dos termos "romanista" e "romano". Nos parece que são os retardados romanistas católicos papais que não sabem entender uma referência simples. E digo mais, erram ainda ao dizer que "protestantes" tem uma fé fundada na Alemanha. 

Nossa fé é a mesma exposta no NT, a mesma professada pela Igreja Primitiva. A Reforma não é uma nova FÉ, mas a mesma FÉ genuína e resgatada. Não temos culpa se o catolicismo romano é um sistema apostata iniciado por Roma pagã imperial que em falência decide se apossar do cristianismo. Não temos culpa se cristãos verdadeiros há 500 anos, acabaram com a farra dos bispos e politiqueiros de Roma.

Sinceramente, os romanistas papistas estão com  muita frescura pra pouco assunto. Nem é preciso dizer mais nada.




Att: Elisson Freire

Nota: Decidi dar esta resposta depois de um católico romano, postar na minha time-line do Facebook. essa mesma objeção acima, numa postagem onde eu me refiro indignado ao abuso dos "romanistas" em exigirem respeito, sem contudo serem respeitosos. A resposta do ignorante pedante, foi postar essa insanidade acima.



Licenciado e Pós-graduado em História. Bacharelando em Teologia. Cristão de tradição batista e acadêmico em apologética cristã...
(Saiba mais)

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.
Confira nossa: Politica de Moderação de Comentários