Fernando Nascimento - O Fracasso da apologética católica

Não pensem que estou exagerando em o criticar neste ponto. Se lá na terra dos "cavalcanti" ele é tido como bom artista, aqui por nós ele é conhecido como o maior palpiteiro falacioso desvairado, calunioso e mentiroso que tem "cavalgado" a apologética católica.
Fernando Nascimento


O fracasso da apologética católica no Brasil agora tem um nome, sobrenome e endereço!


Existe em Goiana no litoral pernambucano um efetivo cordelista, caricaturista e produtor artesanal conhecido como Fernando Nascimento (esse da foto que abre essa matéria). Por lá ele é bem conhecido por ser membro de associações de artesanato e por ter realizado trabalhos um tanto significativo para alguns, como a reprodução da escultura do Eddie, mascote da Banda de heavy metal IRON MAIDEN, ou pela produção de um documentário da cidade, "Goiana-A História de um povo".

Um blogueiro local e seu amigo, o Pedro Marques que atua no mesmo ramo artístico, o considera como um mestre na área e assim o descreve:
Fernando considera-se autodidata e seus trabalhos incluem desenho, fotografia, pintura em aerografia, escultura, música, publicidade, web designer, alegoria carnavalesca e também literatura de cordel.
Com certeza o Fernando ainda poderia ter muito sucesso no ramo da comédia, pois além de tais habilidades acima descritas, ele ainda nos diverte como um exímio palhaço de circo, exatamente por cometer diversos erros propositais que nos arrancam risos, mas que infelizmente são levados a sério por católicos infantis ginasianos pedantes que sofrem diarreia mental e imaginam que suas atuações amadoras e falaciosas no campo da apologética, tenham a mesma vália que suas produções artesanais.

Não pensem que estou exagerando em o criticar neste ponto. Se lá na terra dos "cavalcanti" ele é tido como bom artista, aqui por nós ele é conhecido como o maior palpiteiro falacioso desvairado, calunioso e mentiroso que tem "cavalgado" a apologética católica. Quem já lidou com este sujeito há anos atrás em discussões apologéticas envolvendo católicos e protestantes, pensava se tratar de um púbere coroinha mimado que não gostava de ser contrariado. E assim pensavam devido o Fernando nunca mostrar uma foto sua em seu perfil de facebook. Ninguém poderia imaginar que o maior farsante da apologética católica seria um sujeito de "meia idade".
Sua atuação na apologética católica em meios virtuais envolve práticas de calúnia, ataque em bando, exposição indevida de imagem alheia sob distorções e tortuosas montagens no intuito de denigrir ou intimidar a quem o contradita. Para além disso, ele é responsável por publicar textos hipócritas com diversas pinceladas de revisionismo histórico apenas no intuito de atacar e denigrir os evangélicos.

Em desespero o "apologista" católico Fernando Nascimento vive a recorrer desgraçadamente para a malfadada falácia genética, sempre aplicando anedóticas desprezíveis em um completo abuso de self selling onde sempre tenta se impor a todo custo sem apresentar qualquer validade em sua argumentação. Como se não bastasse, o "defensor" da Igreja Romana demonstra forte desequilíbrio mental, pois acredita ou tenta fazer acreditar que suas frases de efeito e memes provocantes validam seus “carteiraços” embusteiros usados para tentar ganhar vantagem em debates, matérias apologéticas ou discussões.

Não importa qual seja o tema e objeto de discussão, em qualquer contexto não interessa quantos bons argumentos sejam apresentados em resposta ao Fernando, ele sempre irá se por como O SUPREMO JUIZ UNIVERSAL DO CONHECIMENTO. E caso em sua própria posição estúpida ele falhar, então ira imediatamente recorrer para ataques pessoais, ou espantalhos debochados para reforçar suas patéticas tentativas de empurrar seus embustes como o supra sumo de alguma verdade ou refutação válida.

Aqui irei mais uma vez expor este fraudulento inimigo dos evangélicos que é um ferrenho apologista anti-protestante. Pretendo mostrar mais vez que este Tiririca pernambucano não tem intenções de prestar uma defesa ao catolicismo mas sim um degenerado ataque ao protestantismo da forma mais baixa, mentirosa e sutil. Todavia, não busco o denegrir como ele faz com quem o contradita, apenas quero derrubar de vez sua surdez estratégica e seu complexo leninista e de pombo enxadrista, e faço isso o descrevendo condizente a suas ações.

Abaixo apresento diversas refutações que o Fernando já recebeu de minha parte e mostro qual a resposta que ele ofereceu. Adianto que a introdução acima lida até aqui, é de fato uma conclusão a se chegar diante do que será exposto. Irei resumir sempre anexando os links que oferecem mais detalhes, e como já se arrasta há um tempo nossa 'querela', começarei pelas mais recentes.

  •  1- O Fernando acuado, se alia a fakes do grupelho "Cruzados Católicos". Mas perdem a administração de seu covil. 

O fake Hugo Payens conhecido por sua desonestidade e canalhice, mantém uma página no facebook onde propaga as insanidades mais ridículas que se possa imaginar. Seu objetivo principal é promover ofensas generalizadas, insultos e ataques pessoais desmedidos e sem qualquer proporção de causa. E assim formou-se uma podre aliança com o Fernando e mais alguns católicos sendo um deles o Flávio Santana, outro fake não menos indigesto que vive a trocar de perfil mas usando o mesmo nome. O Flávio inclusive tem uma leve paixonite por mim assim como o Fernando, vejam:


Na verdade este sujeito não perde a oportunidade para assim como o Hugo, usar foto de meus familiares e filhos para expor em comentários ofensivos, desta vez, alguns católicos não gostaram de tal atitude:

Notem a lógica do Hugo. Ele considera que expormos uma foto publica de quem seria um fake trollador como sendo algo que valide ele pegar foto de minhas filhas e expor ofensivamente. Mas não é apenas isso que revela a imbecilidade dessa turma.

Recentemente o fake Hugo que usa diversas contas aleatoriamente, teve um de seus perfis genéricos definitivamente bloqueados pelo facebook, e ele não contava que ao encerrar uma dessas contas, automaticamente seria excluído da administração do grupo criado nesta sua conta. O paspalho só iria perceber isso quando o seu grupo "Cruzados Católicos" acabou ficando sem ser gerenciado, já que ele era o único administrador. O desespero então da romanizada foi tanto que passaram a me acusar de ter roubado o grupo já que eles não conseguiam mais me excluir "banir"quando bem entendessem ou apagar comentários e postagens.

Tal grupo era infestado de católicos que atraiam protestantes aos debates desonestos na única intenção de os desmoralizar. Não havia discussões proveitosas por parte dos católicos, apenas deboches, provocações e insultos no objetivo de extrair prints forjados fora do contexto e então pusesse os protestantes numa má situação caso revidassem. Os católicos ao perderem tal capacidade de manipular o grupo como bem queriam, passaram a debandar em massa. E como são descarados, maquinaram divulgar que o grupo era falso, montado por protestantes e que os demais católicos deveriam sair de lá imediatamente. Vejam no próximo print:



Só que tal mentira de que o grupo foi criado por protestantes para atrair católicos se desmonta totalmente observando a lista de membros e checando a data em que foi criado e quem adicionava tais membros. Outro ponto é que nunca moderei tal grupo e nem encerrava tópicos. Trata-se de uma ferramenta de publicação que o facebook oferece os membros em ativar ou desativar os comentários em suas próprias publicações quando não existe moderação ou administrador. Nos momentos que desativei comentários foi exatamente quando os católicos estavam a dirigir insultos ou aplicavam uma surdez estratégica sempre ignorando as nossas respostas ao mesmo tempo em que repetiam à exaustão as mesmas objeções já respondidas, coisa que é bem característica do Fernando Nascimento. Mas, vejam no próximo print como o embusteiro de meia idade é cínico em me acusar indevida e hipocritamente:


Quem na verdade andou encerrando tópicos se pondo como a dar a ultima palavra foi o Fernando que o tempo inteiro repetia: “Tópico encerrado por falta de resposta dos bodes”. Em seguida eu o respondia devidamente e encerrava os comentários, pois eram na minha postagem. E quanto a apagar comentários, isso foi feito noutro local, em minha time-line pessoal onde este picareta apareceu postando por diversas vezes os seus links desbotados que já foram respondidos e que mostrarei logo mais abaixo.

Contudo a farsa entre eles se perpetuou nesse caso, pois o degenerado Hugo confessa ao Fernando o que houve:

Note a insanidade do Hugo e do Fernando, o farsante admite ter perdido o grupo supostamente quando sua conta “caiu”, mas na maior imbecilidade concluiu que eu teria roubado em seguida à moderação do grupo. O paspalho não entende que mesmo que eu tivesse esta intenção, seria impossível, a menos que eu recuperasse a conta que criou o grupo. Como ele mesmo admite que sua conta foi desativada pelo facebook, então a gerencia do grupo está nula, inexiste, e o grupo está destinado ao como ele diz, “Limbo eterno”.

O grupo do qual se referem pode ser visto neste link (aqui). Vejam na tag de Administradores o que nos é informado:

Ainda assim vejam o que o palhaço pernambucano diz:


Segundo o velhote tiririca, os católicos são adicionados na "armadilha" por mim. Mas notem quem são os membros mais velhos do grupo que lá estão muito antes de nós que entramos há pouco mais de 3 meses, e por quem eles são adicionados:

Notem que estes membros assim como a maioria, estão lá há 2 dois anos e todos foram adicionados pelo Paulo Lelis ou pelo Jorge Nicolau.

Os topeiras desesperados, pensaram em como resolver a questão, como não havia maneira de retornarem a moderação, tramaram isto:


Gênios... ao invés de permanecerem no grupo e promoverem debates proveitosos sem o uso de táticas desonestas, decidem então mentir, dissimular e se não der certo, então tramam derrubar o grupo. Vejam:


  • Revelando o Hugo Payens
Esta mancada do Fernando nos veio em boa hora para ser revelado quem é o fake Hugo Payens. Obviamente ele é o criador do grupo "Cruzados Católicos". Mostrei acima que ele perdeu o seu grupo original e sua tentativa patética de nos acusar por tal feito é deitada fora evidentemente. Ironicamente eles criaram outro grupo com o mesmo nome, (veja aqui). Podemos ter certeza de que o Hugo não iria criar tal grupo usando um de seus perfis fakes, ele teria de abrir o novo grupo usando uma conta original. Notem acima que os membros católicos do grupo perdido eram adicionados já há dois anos pelo Paulo Lelis ou pelo Jorge Nicolau. Evidentemente o Hugo não ficaria de fora da gestão do novo grupo, mas antes teria que entrar com uma conta pessoal que fosse válida para não correr o risco de a perder caso fosse penalizado pelo facebook.

Checando o novo grupo, vejamos quem está na administração:

Notem que o Hugo foi adicionado recentemente, mas quem está em ambos os grupos já há dois anos e são os membros mais velhos sendo os primeiros adicionados?? 

Checando a lista de membros em ordem de datação temos estes nomes: Paulo Lelis e Jorge Nicolau ambos ainda não tão velhos quanto o Antonio Alexandre Bartocci marcado como o primeiro membro adicionado em ambos os grupos. O Hugo então seria o membro mais antigo do grupo (me refiro ao seu perfil original) se checarmos a ordem de datação ou um destes administradores listados no print acima. 

E qual a importância de se chegar ao Hugo?? Ora, por suas práticas criminosas nas redes sociais ele deve ser punido e desmascarado. Práticas essas já bem descritas e expostas nos links abaixo:



Os desonestos católicos ao se depararem com estas evidências que os compromete vão sempre alegar que protestantes fazem o mesmo. E eu afirmo e provo que não, como nos links acima e ainda neste aqui: Expondo os abusos da militância católica.

Isso por si só nos revela a fraude e farsa moral e intelectual a que o Fernando recorreu ultimamente. Ele se aliou ao único público que acredita em suas  mentiras, o único grupo que daria crédito a seus artigos editados desesperadamente em fundo de quintal. Tais militantes são preguiçosos intelectuais demais para acompanharem e perceber as surras apologéticas que vem tomando aquele que eles elegeram como seu mestre supra sumo da apologética católica. E é isso que mostrarei nos seguintes tópicos.

  • 2 - Mais uma vez o Fernando não se atualiza, mal lê no que rebate e passa vergonha. Desta vez no caso Dollinger.

O motivo que levou o Fernando a se envolver com o grupelho Cruzados Católicos, é este:



Por lá o picareta embusteiro se aproveita da ignorância e preguiça intelectual dos seus seguidores e passa mentir que teria me refutado e que eu não "consegui" lhe responder uma linha sequer.

Bom, eu não preciso responder a algo que ele leu "ontem", mas que foi publicado há mais de um ano e meio e quando decidiu responder, foi apenas reprisando objeções desbotadas que já são refutadas em meu artigo sobre Ignaz von Dollinger (veja aqui). Este artigo é uma réplica a objeções falaciosas do Fernando. O que ele fez, foi apenas recentemente, publicar outro texto apresentando os mesmos pontos que eu mesmo já rebati, mas que ele torna a repetir sem apresentar nada que seja relevante para que aquilo dito por mim possa ser descartado. E isso o Fernando faz todas as poucas vezes que se mete a me responder.

Ele escreve um patético texto repleto de deboche e depois aborda pouco mais que duas objeções sem as refutar de fato e assim abre a sua matéria risível:

Notem que o artigo dele publicado em 28 de setembro de 2016 (aqui) sequer chega perto de responder a 5% do que exponho neste outro artigo publicado bem antes há um ano e meio: (aqui). E o anencéfalo ainda exige que eu perca tempo com seu ad nauseam desbotado?? Isso só mostra mais uma vez que....
A mente do estúpido Fernando funciona assim:
  • 1- Ele publica um artigo tendencioso cheio de meias verdades e sempre com informações já rejeitadas por um criticismo histórico honesto e imparcial.
  • 2 - Depois, ele reproduz em diversos blogs e grupos para que todos que leiam, passem a tomar como verdade absoluta e irrefutável cada meia verdade ou mentira por ele divulgada.
  • 3 - Faz de conta que nunca teve um artigo respondido e ignora qualquer refutação apresentada a suas objeções.
  • 4 - Leva meses ou anos para dar uma reposta e quando o faz, apenas será para repetir a mesma coisa, e desta vez em tom debochado e ofensivo na intenção de dar a impressão de que responde alguma coisa. 
  • 5 - Caso se arrisque a preparar uma resposta, ele não rebate em 5% do que foi proposto, desvia o assunto e dá por encerrada a questão.
Se não ficou claro até agora a incompetência e fracasso deste sujeito, sigamos a recapitular as surras que ele já levou.
  • 3 - O Tiririca pernambucano ataca novamente.
Alguém pergunte ao mentiroso loroteiro Fernando Nascimento, qual o motivo dele não abrir espaço para comentários no seu blog e porque razão ele NUNCA expõe em seus artigos os LINKs e as referências daquilo que de minha parte ele diz refutar?? Tem medo de que ao por o link, seus leitores leiam meus artigos e percebam que ele está a rebater num esfarrapado espantalho, ou tem medo de que notem que aquilo que ele diz não passa de um pedante ad nauseam??

Vejam neste link a vergonha que ele faz qualquer católico de dois neurônios passar (clique aqui). Três coisas são abordadas neste artigo mais recente indexado. Uma trata-se de quando ele veio aqui no blog arriscar me refutar, e além de me acusar de algo patético, ainda desviou o assunto que era sobre o Canon do NT, para estadia de Pedro em Roma. E outra coisa abordada é sobre o von Dollinger, que ele ignorou. E ainda há mais sobre ele afirmar que para refutar o Islã, deve-se usar apenas a Bíblia católica pois a Bíblia protestante ta adulterada. 
  • 4- O caso da SBB publicando a SEPTUAGINTA.
O imbecil publica um artigo bem ignorante sobre a versão septuaginta publicada pela SBB e acaba sendo totalmente humilhado neste artigo aqui: SBB publica a Septuaginta e acaba com mentira católica do Fernando Nascimento sobre o Cânon Bíblico.

Nem mesmo a lista de livros que traz a Septuaginta ele conhece, e ainda desconhecia a diferença entre a versão comercializada pela SBB e as versões mirradas e vulgares vendidas nas livrarias católicas.


  • 5 - No caso James Swan.
Como previsto, o Fernando iria recorrer a desinformação e tentar invalidar uma das fontes usadas por mim com um apelo bem ignorante a falácia genética. E novamente foi bem refutado. Vejam neste link: O psicótico embusteiro mal informado Fernando Nascimento e sua garimpagem no lixão de mentiras católicas contra o James Swan.

  • 6 - O Fernando não gosta de ser chamado de 'romanista'.
Então os católicos não querem ser chamados de romanistas? Veja isso (aqui).

  • 7 - Sobre o jurista e reformador protestante Benedict Carpzov.
Acompanhe neste link mais um tapa na ignorância do Fernando. (aqui).

Bom, devido esta matéria estar já bem extensa. Não precisarei expor ao leitor muito mais do que estas informações abaixo:

 Sobre Inquisição Protestante o Fernando foi REFUTADO neste link abaixo:


Sobre as origens do NAZISMO, o Fernando foi refutado aqui: 




Sobre apelar e mentir dizendo que eu estava atacando o Papa Pio XI ou XII e ainda mentir que me refutou e descaradamente dizer que o catolicismo NUNCA FOI ANTISSEMITA.. o Picareta foi ainda refutado aqui:


Aqui o aleivoso foi de novo refutado quando criou o malacafento artigo dizendo que havia me refutado, e neste artigo, diversas das suas mentiras são refutadas:




Neste artigo acima, ele é exposto como um mentiroso, principalmente sobre sua alegação acerca do Paul Johnson. Ele ainda é desmascarado quanto a me caluniar e forjar difamações contra mim, e também é apontado como um completo desinformado, pois suas alegações publicadas já haviam sido refutadas por mim neste outro artigo:



Tivesse ficado quieto para não passar vergonha, o sujeito ainda tenta reforçar seu espantalho sobre o Diário de Engel.. mas leva outro sarrafo aqui:



Não demora muito e o imbecil repete o mesmo espantalho sobre o David Irving e é novamente refutado:



Depois o velhote chama outro velhote, o Raul Freitas, que também apanha:



Não satisfeito em apanhar sobre palpitar acerca de algumas coisas , o mané ainda palpita sobre Lutero, mas é refutado.. o Lucas Banzoli​ elaborou uma lista aqui:



O mané volta palpitando mais ainda.. e novamente leva na cara: 




Por fim, sua falida tese de que o nazismo foi culpa de Lutero e do protestantismo, é totalmente refutada:





Portanto caros leitores, não preciso responder a mais nada vindo deste fracassado apologista católico uma vez que ele jamais pôde oferecer algo novo que tivesse alguma relevância. Eu torno a repetir o que eu disse neste outro artigo (aqui). O Fernando demonstra ser o fracasso da apologética católica nas terras tupiniquins!

E para lhes dar ainda mais provas do fracasso dele, vou postar este artigo no grupelho em que ele se enfiou, o novo Cruzados Católicos e lhes colocarei o link e o print aqui para que vcs acompanhem e vejam se este velhote é mesmo capaz de me responder ou se apenas irá demonstrar que é realmente tudo que eu afirmei sobre ele até aqui. Tenham certeza que se ele aparecer, ele irá repetir os mesmos links já refutados e respondidos tempos atrás e não trará nenhuma resposta. Tenham ainda a certeza de que o Hugo e outros católicos começarão com a onda de ataques pessoais. Tenham certeza também de que eles são um fracasso assim como o Fernando, pois duvido que serão capazes de responder a no mínimo 5% de meus artigos. O máximo que farão é pedir para que denunciem meu blog e derrubem a postagem já que também não querem ser desmascarados.

Att: Elisson Freire!


Nota: Acabo de publicar no novo grupo deles e printei antes que a postagem fosse enviada para "aprovação" dos administradores:

Depois que publiquei, surgiu esta mensagem abaixo!



Pois bem, estou no aguardo para ver o que irão fazer. Aprovarão que essa postagem seja lida pelos seus seguidores?? 
Licenciado e Pós-graduado em História. Bacharelando em Teologia. Cristão de tradição batista e acadêmico em apologética cristã...
(Saiba mais)

1 comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.
Confira nossa: Politica de Moderação de Comentários
  1. parabéns pelo trabalho. Que Deus o abençoe.