A Suficiência das Escrituras



Da suficiência das Escrituras


A Igreja Católica Romana diz que a Bíblia é materialmente suficiente, mas não formalmente suficiente. Materialmente suficiente significa que tudo que o cristão precisa acreditar é encontrado na Bíblia. Formalmente suficiente significa que, para entender a Bíblia, a Igreja Católica Romana tem que interpretá-la.
 
O problema aqui é que essa posição sujeita a Bíblia à interpretação da Igreja Católica Romana, e basicamente torna a tradição sagrada superior às Escrituras -- uma vez que a igreja declara que a Bíblia não pode ser entendida, senão através do Magistério da Igreja Católica.
 
Outro problema é que nós cremos que doutrinas como a adoração a Maria, orações a Maria, sua concepção imaculada, o purgatório, penitências e etc, não são encontradas na Bíblia (suficiência material), naturalmente precisamos nos perguntar se a visão da Igreja Católica sobre suficiência formal é correta. E ela não é. Porque penso assim?
 
Ora, a palavra inspirada de Deus, a Bíblia, faz asserções acerca da sua própria suficiência.
2 Timóteo 3:16-17 diz:
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra."
 

Mirando no grego

A palavra "inspirada" é θεόπνευστος (theopneustos), que significa literalmente "soprada por Deus". Isso significa que era Deus que fazia o trabalho através de pessoas, soprando através delas as suas palavras. As Escrituras, portanto, são perfeitas e sem erro algum, porque elas vêm de Deus.
 
Paulo continua, e diz que essas escrituras são úteis para o ensino, para a repreensão, para a correção, e para a educação na justiça. No versículo 17, ele explica que isso é para que o cristão seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 

A palavra ἄρτιος (artios) é definida da seguinte forma: 
Completo, capaz, proficiente, apto a cumprir todas as obrigações. 
Completo, perfeito, adequado, perfeitamente apto.
Completo, perfeito. Referenciando a "aptitude especial para dados usos".

Podemos ver das três fontes de grego que Paulo está nos dizendo que as escrituras são "completas, aptas, adequadas, perfeitamente aptas,etc", e em seguida nos diz que é assim, para que sejamos perfeitamente habilitados para toda boa obra.
 
A palavra grega para "habilitado" é (exartismenos), e significa: Equipar, habilitar
Estar perfeitamente equipado ou preparado
Completar, terminar. Equipar perfeitamente.

Podemos ver que somos perfeitamente habilitados para toda boa obra. Todas as boas obras são explicadas no versículo anterior como ensino, repreensão, correção e educação na justiça. Isso significa que a Bíblia é suficiente para todas essas coisas e naturalmente engloba o ensino doutrinário, uma vez que ensinar doutrinas corretas é uma boa obra, pela qual nós repreendemos, corrigimos e educamos. Além disso, isso significa que não precisamos da sagrada tradição para ensinar,repreender, corrigir ou educar na justiça, porque as Escrituras são suficientes para essas coisas.

Quanto à correção de erros

Há algum lugar nas escrituras onde Jesus ou os apóstolos apelaram para a tradição para refutar erros? Nós não sabemos de nenhuma ocorrência disso. As Escrituras, porém, são utilizadas repetidamente. Se as escrituras são suficientes e úteis para nos equipar para toda boa obra, não devemos esperar que a tradição seja consultada na hora da correção de erros. Nós devemos esperar exatamente o que nós encontramos, o apelo à palavra de Deus, como padrão pelo qual a verdade é ensinada e o erro é exposto.
Atos 17:2-3, "Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio."
Atos 17:11, "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim."
Romanos 4:2-3, "Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça."
Não é a tradição que é utilizada para refutar erros, e sim a palavra de Deus.

Responsabilidade dos católicos

Para finalizar, se os católicos romanos querem dizer que nós precisamos da Sagrada Tradição para estarmos equipados doutrinariamente e espiritualmente, então eles precisam demonstrar que a Bíblia não é suficiente para o ensino, para a correção, para a repreensão e para a educação na justiça e nas questões doutrinárias.
 

Conclusão

As próprias escrituras declaram que são suficientes para que saibamos as verdades espirituais. Logo, não precisamos do Magistério Católico Romano, nem da Sagrada Tradição.
Licenciado e Pós-graduado em História. Bacharelando em Teologia. Cristão de tradição batista e acadêmico em apologética cristã...
(Saiba mais)

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.
Confira nossa: Politica de Moderação de Comentários