0
Home  ›  Filosofia

Evitando falácias em sua própria dissertação




 Dicas  para encontrar e evitar falácias em sua própria argumentação


1- Discorde da objeção que você está defendendo, questione sua própria conclusão.

Que partes do argumento você considera suspeito? Que partes lhe parecem ser fáceis de atacar? Certifique-se de fortalecer essas partes.

2- Liste os pontos principais de seu argumento.

Abaixo de cada argumento listado, liste as evidências que sustentam esses pontos em cada argumento. Fazer isso vai ajuda-lo a determinar se você tem ou não boas evidências para uma afirmação em particular, ou a avaliar criticamente as evidências  que está usando.

3- Analise que tipo de falácias você mesmo comete com maior ou menor frequência examinando seus próprios textos antigos ou recentes, assim como comentários e procure evitá-las.

4- Seja cauteloso com afirmações exageradas ou muito amplas, quanto mais abrangentes forem suas afirmações, maiores serão as provas necessárias para sustentá-la. Evite o uso continuo de termos como "todos, nenhum, sempre, nunca, ninguém" e aplique termos mais restritos como "muitos, poucos, algumas vezes, talvez, frequentemente", sempre tornando seu argumento mais objetivo e imediato.

5- Conferira de maneira acurada seu próprio argumento e também o de seu oponente, para então fazer uma caracterização mais justa e eficiente.

6- Sempre apresente razões especificas e coerentes para que sua afirmação seja aceita. Respeite as premissas certas que são o conteúdo para cada argumento. Seu argumento se torna mais aceitável quando você utiliza boas premissas que deem boas razões para se aceitar a sua conclusão.

7 - Por ultimo, certifique-se de ter apresentado todas as suas objeções e ideias de modo ordenado para que seus leitores ou expectadores possam entender seu raciocínio.


Ps: Não esqueça de conferir o que e quais são as falácias e porque se deve aprender sobre elas.

Att: Elisson Freire







Elisson Freire
Licenciado e Pós-graduado em História. Bacharelando em Teologia. Cristão de tradição batista e acadêmico em apologética cristã...
(Saiba mais)
Postar um comentário
wendy code
Resistência Apologética
inscritos • vídeos
INSCREVA-SE

Considere se inscrever em nosso canal oficial no YouTube para acompanhar nossos vídeos.

Busca
Menu
Modo
Envie
Additional JS