O revisionismo hipócrita do catolicismo em torno do antissemitismo

A desonestidade histórica intelectual dos católicos revisionistas se deve a sua ignorância seletiva ou mal caratismo?
Estrela de Davi


Cerca de 16 Concílios da Igreja desde Elvira em 306 d.C até Basiléia em 1434 baixaram leis anti-judaicas. Diversos Papas como Inocêncio III, Paulo IV, Pio V, Pio VI, Gregório IX fizeram pronunciamentos antissemitas, outros pais da Igreja como Justino, Tertuliano, Cipriano, e Crisóstomo o Boca de Ouro assim como Agostinho, desgraçadamente fizeram pronunciamentos antissemitas. Tertuliano por exemplo escreveu o primeiro manifesto cristão sistemático contra os judeus.(Contra os judeus.) 
Cipriano, outro exemplo, em 250d.C escreveu: "O diabo é o pai dos judeus".
João Crisóstomo, o Boca de Ouro, em 387d.C disse, por exemplo, que a sinagoga era "lugar de blasfêmia, asilo do diabo e castelo de Satanás".


O maior teólogo católico romano do século XVI, Johannes Ekes publica diversas calunias contra os judeus, desmentidas inclusive, antes, pelo Papa Clemente VI.

Daí, temos Lutero seguindo o exemplo do catolicismo antes dele e no século XVI infelizmente movido pelo antissemitismo que varreu a Europa Cristã, publica o seu Líbelo Antissemita. Mesmo sendo criticado por seus colegas reformadores como Filipe Melanchthon e João Henrique Bullinger e mesmo o magistrado de Estrasburgo tendo proibido a publicação do tal livro antisemita de Lutero, ainda assim, revisionistas desonestos mentem descaradamente afirmando que Lutero e o protestantismo foram a causa do Nazismo Alemão.

Ignoram que Lutero ficou sozinho com suas ideias antissemitas. E também ignoram que as leis Nazistas foram inspiradas na verdade em todos os concílios da Igreja ocidental. Basta comparar as mesmas leis de ambos, nazistas e católicos, decretadas contra os judeus.

A desonestidade histórica intelectual dos católicos revisionistas se deve a sua ignorância seletiva ou mal caratismo? Creio que os dois. Virou moda por exemplo, infelizmente, os católicos seguindo as pinceladas de apologistas católicos fraudulentos, afirmarem que Lutero teria dado origem ao Nazismo, se baseiam em fontes como Dennis Prager e Joseph Telushkin, em seu livro Why the Jews [Por Que os Judeus?].

Isso mostra que eles pouco lidam com o assunto, pois ambos os autores supra-citados em sua obra mostram como o antissemitismo foi uma doença que infectou a IGREJA CRISTÃ MEDIEVAL que se iniciou no seio judaico e depois passou a perseguir os judeus, seja como raça ou religião.

Até quando os católicos continuarão com esse revisionismo hipócrita e vagabundo que na verdade ao ser analisado a fundo só prova o quanto eles estão comprometidos com as mesmas acusações históricas que nos fazem?

Pelo visto, os católicos estão pondo na prática a máxima leninista “acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é”.

Melhor ficarem com a filosofia política de seus mentores, do que se entreterem com pinceladas históricas cheias de hipocrisia e ignorância seletiva a que tanto recorrem em suas páginas de desinformação.

O protestantismo agradece.


Veja mais (aqui) e (aqui)

Att: Elisson Freire



Licenciado e Pós-graduado em História. Bacharelando em Teologia. Cristão de tradição batista e acadêmico em apologética cristã...
(Saiba mais)

Postar um comentário

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.
Confira nossa: Politica de Moderação de Comentários