Importância e Unidade Essencial do Antigo e Novo Testamento

Uma resposta ao moderno marcionismo funcional sobre a relevância do Antigo e Novo Testamento.
Antigo e Novo Testamento

Sobre a importância e unidade essencial do Antigo e Novo Testamento.


No Novo Testamento, Cristo não revogou a fé do Antigo Testamento. O Novo Testamento cumpre – e assim sustenta – a fé do Antigo Testamento (Mateus 5: 17–18). Os próprios apóstolos dependiam das Escrituras do Antigo Testamento, citando-as extensivamente em seus escritos do Novo Testamento.

Afirmar que o Antigo Testamento seja inferior ao Novo e portanto, menos importante, não necessário, ou porque os judeus rejeitaram a Cristo é heresia marcionista ja refutada no Novo Testamento:
"Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras( Antigo Testamento), que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.". 
II Timóteo 3: 14-17.

A igreja primitiva defendeu a importância do Antigo Testamento e a unidade essencial do Antigo e Novo testamento em oposição aos falsos mestres como Marcião de Sinope (140 d.C).

Portanto, cuidado com os modernos marcionitas funcionais, que assim como Marcião criam em uma dicotomia entre o AT e o NT e chegam a afirmar que o AT não é tão necessário ou relevante pois o NT é superior e já satisfaz aos anseios da Igreja.

Velhas heresias sempre ressurgem com ares de novidade e boas intenções mas, não passam de nanismos teológicos travestidos de piedosa intelectualidade que não resistem a autoridade da Escritura nem ao mínimo testemunho da história do cristianismo.


Licenciado e Pós-graduado em História. Bacharelando em Teologia. Cristão de tradição batista e acadêmico em apologética cristã...
(Saiba mais)

2 comentários

Para serem publicados, os comentários devem ser revisados ​​pelo administrador.
Confira nossa: Politica de Moderação de Comentários
  1. Olá Elisson, curiosamente meu nome também é Elisson kskskss. Enfim, tenho uma dúvida e espero que você possa me ajudar. Existe uma tese, inclusive acadêmica desenvolvida por William G.Dever, de que Deus no A.T tinha uma esposa. Como responder a isso?
    1. Olá Elisson! Obrigado por seu comentário. Respondendo a sua pergunta quanto a crença de que Deus teria uma esposa, sim, é possível que os israelitas que por diversas vezes se entregaram ao politeísmo tenham cultuado a divindade Asherah devido a assimilação da cultura cananita que por sua vez a tinha como esposa de El. Tal desvio de crença para uma forma de culto politeista é relatado na própria Escritura mas igualmente condenado como errôneo e não original ao culto a Yahweh.